A Arquidiocese de São Salvador da Bahia marcou presença no primeiro encontro do Comitê Estadual Intersetorial de Migrações, Apatridia e Refúgio na Bahia (CEIMAR/BA), realizado na última segunda-feira, 7 de abril. O comitê é uma iniciativa da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), por meio da Superintendência de Apoio e Defesa aos Direitos Humanos (SJDH), e reúne representantes da esfera pública e da sociedade civil para debater e acompanhar políticas públicas voltadas para pessoas migrantes, apátridas e refugiadas.
Representando a Arquidiocese, participaram Márcia Mata, coordenadora da Pastoral do Migrante Arquidiocesana; Elânia Amaral, da Ação Social Arquidiocesana; e Fernando Mangabeira, agente da Cáritas Regional Nordeste 3. O encontro teve como objetivo inicial apresentar o comitê e discutir brevemente a dinâmica das atividades que serão realizadas ao longo do ano.
A presença da Igreja neste espaço de diálogo e incidência política reforça o compromisso com a defesa da dignidade humana e o acompanhamento das populações mais vulneráveis, conforme nos recorda o Evangelho de Mateus: “Era peregrino e me acolhestes” (Mt 25,35).
O próximo encontro do CEIMAR/BA já tem data marcada: será no dia 4 de junho, às 9h, no município de Lauro de Freitas, com a proposta de construção do plano de trabalho do comitê.
Foto: Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH)