Nossa

História

A ASA – Ação Social Arquidiocesana de  Salvador é uma entidade civil voltada para a  promoção humana da população em situação  de vulnerabilidade social. Desde os anos 80, as  diversas pastorais sociais da Arquidiocese  começaram a se estruturar para atender a  demanda da população, se colocando a serviço  dentro  da área abrangência  da  Arquidiocese de São Salvador que contempla  além da capital, a ilha, a região metropolitana e  outros municípios do recôncavo baiano.

No mês de janeiro de 2001, a ASA foi criada  formalmente, dando estrutura jurídica às  diversas ações das pastorais e possibilitando  uma melhor atuação e articulação.

As principais atividades da ASA são  direcionadas à criança e ao adolescente, ao  mundo do cárcere e aos egressos, e à  população em situação de rua. Além disso, a  ASA tem uma forte atuação em alguns eventos  pontuais, de importância nacional, como a  Campanha da Fraternidade, Semana Social  Brasileira e o Grito dos/as Excluídos/as. Finalmente, pela necessidade de participar do controle e monitoramento das políticas  públicas, a ASA está presente em diversos  Conselhos Municipais e Estaduais, e organiza  uma vez por ano uma formação com cursos  diversos sobre Políticas Públicas.