Dia Mundial dos Pobres foi celebrado na Arquidiocese de Salvador

Missas e gestos concretos, como a oferta de serviços gratuitos para a população e a distribuição de refeições, marcaram o Dia Mundial dos Pobres na Arquidiocese de São Salvador da Bahia. Com o tema “Olhe para mim. Não desvies o rosto de nenhum pobre”, a iniciativa que é proposta pelo Papa Francisco, completou a 7ª edição com o objetivo de promover a reflexão sobre a situação da pobreza no mundo e conclamar a sociedade para a união de esforços, a fim de amenizar esse triste cenário, a exemplo da fome que afeta cerca de 735 milhões de pessoas no planeta. Para conferir a cobertura em vídeo, clique aqui.

No Santuário Santa Dulce dos Pobres, a Santa Missa das 10h30 foi presidida pelo Arcebispo de São Salvador da Bahia e Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sergio da Rocha; e concelebrada pelo reitor, frei Ícaro Brito, e pelo padre João Van Den Honven. “Eu me alegro de estar aqui com vocês, celebrando essa Eucaristia, nessa Igreja, nesse Santuário tão querido, dedicado a Santa Dulce que tem no seu nome os pobres, porque nos deixou a grande lição, o grande exemplo de amar e servir os pobres nas mais diferentes situações, sejam moradores de rua, sejam os doentes, as pessoas mais fragilizadas, aqueles que nem sempre são amados, valorizados no mundo de hoje, nas mais diferentes situações de pobreza e sofrimento”, disse Dom Sergio.

Durante toda a Celebração Eucarística, em gestos e preces, a situação da pobreza foi recordada. Antes da homilia, quatro cartazes foram conduzidos até o altar, cada um com uma das seguintes frases: olhar com atenção, olhar e aconselhar, olhar e dialogar e olhar com ternura. “Nós queremos com toda a Igreja ter esse olhar que foi proposto. Nós temos aqui uma riqueza imensa de propostas que já acontecem. Nós agradecemos imensamente a Deus pelos irmãos e pelas irmãs que vivem, que dão testemunho desse olhar que está aqui representado. Mas, é verdade que nós temos muito a fazer; nosso olhar tem que ser permanente, tem que se alargar, tem que enxergar, sejam os mais próximos, sejam os mais distantes, que ninguém pode ficar sem o nosso amor, sem o amor da própria Igreja, da própria comunidade, que é o sinal do amor de Deus por nós”, disse o Cardeal.

Antes da Santa Missa, foi servido um café da manhã e também foram oferecidos serviços de orientação médica e jurídica, atividades lúdicas, corte de cabelo, confecção de turbantes e manicure. Já após a Celebração da Eucaristia, as pessoas em situação de rua ou em vulnerabilidade social receberam quentinhas, sendo as primeiras entregues por Dom Sergio, que repetiu o mesmo gesto do Papa Francisco, no Vaticano.

Na Paróquia Santo Amaro de Ipitanga, em Lauro de Freitas, a Santa Missa foi presidida pelo bispo auxiliar, Dom Valter Magno de Carvalho. Em seguida, foi servido um café da manhã, bem como oferecidos serviços de corte de cabelo, manicure, tranças, doações de roupas e brincadeiras para as crianças. Outro ponto com ações neste Dia Mundial dos Pobres aconteceu na Comunidade Santo Antônio, da Paróquia Santa Clara. A Santa Missa teve início às 10h, sob a presidência do bispo auxiliar, Dom Dorival Barreto, e os fiéis realizaram a doação de alimentos não perecíveis, que serão destinados para famílias carentes.

Em outras paróquias, Missas e ações sociais marcaram a celebração do Dia Mundial dos Pobres como, por exemplo, na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no bairro Mata Escura, e na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, em Pau da Lima, ambas em Salvador. O fortalecimento da opção preferencial pelos pobres é assumido pela Igreja e todos são chamados a abraçar e a dar esperança concreta a tantos indefesos e excluídos da sociedade.

Se a sua comunidade realizou alguma atividade neste Dia Mundial dos Pobres, envie as fotos e uma breve descrição para o e-mail [email protected]

Fotos: Sara Gomes / Leonardo Furtado / Amanda Estrela

Veja Também

A Ação Social Arquidiocesana (ASA) está representada por Sandra Teles, que é gerente de Serviços Sociais, na 28ª Assembleia Nacional da Cáritas Brasileira. O
A Ação Social Arquidiocesana (ASA) está representada por Sandra Teles, que é gerente de Serviços Sociais, na 28ª Assembleia Nacional da Cáritas Brasileira. O