Início do Advento

Neste domingo iniciamos o tempo do advento: O periodo de quatro semanas, em  que a Santa Igreja se prepara para o nascimento do nosso Salvador,Jesus Cristo.

Para darmos inicio a esse periodo primoroso, o  presidente da Ação Social Arquidiocesana de Salvador Pe José Carlos Santos Silva escreveu uma reflexão que nos convida a preparar o nosso espirito para esse momento de grande expectativa

Confira a reflexão na íntegra

“Revestido de nossa fragilidade, ele veio a primeira vez para realizar seu eterno plano de amor e abrir-nos o caminho da salvação. Revestido de sua glória, ele virá uma segunda vez para conceder-nos em plenitude os bens prometidos que hoje, vigilantes esperamos”.(Prefácio I do advento).

Aquele que veio na plenitude dos tempos , que está no meio de nós,mas, que ascendeu ao seio da Trindade Santa, sem nos abandonar, no hoje de nossa história é na Fé por todos nós é celebrado na esperança da sua vinda gloriosa no tempo escatológico, na certeza de que o que celebramos no hoje, será definitivamente vivido no banquete do Reino dos céus ,onde , não haverá mais tristezas, injustiças, violências, ideologias opressoras.

Porém , é mister que o que agora celebramos esteja comprometido com a construção, no dia a dia da vivencia da fé, a superação do pecado que provoca desigualdades, exclusões, feminicídios, intolerância religiosa, homofobia, exclusão racial. É no aqui e agora que construímos o Reino definitivo, com políticas públicas de inclusão social, com respeito ao diferente, contemplando , valorizando a riqueza e a beleza da diversidade . Oportunizando que os bens da criação sejam de modo equânime instrumento de superação das desigualdades.

Na vivencia da casa comum , na perspectiva da vivencia da casa definitiva e plena, aquela deve ser cuidada de modo que haja sempre equilíbrio no meio ambiente , e, assim todos os seres viventes na Mãe Terra , dela usufruído, tenham a consciência de que o descaso e a destruição da mesma, tem como conseqüência a destruição da espécie humana.

Advento não é o mirar de uma utopia sonhada,mas um construir de uma esperança que seja se manifestou verdadeira no encontro de Deus com a humanidade na Pessoa de Jesus Cristo.

Pe. José Carlos Santos Silva

Veja Também

Com o objetivo de destacar o tema da Campanha da Fraternidade 2024, bem como de abrir espaço para reflexões mais aprofundadas, a Ação Social
Com o objetivo de destacar o tema da Campanha da Fraternidade 2024, bem como de abrir espaço para reflexões mais aprofundadas, a Ação Social