Início do Advento

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Neste domingo iniciamos o tempo do advento: O periodo de quatro semanas, em  que a Santa Igreja se prepara para o nascimento do nosso Salvador,Jesus Cristo.

Para darmos inicio a esse periodo primoroso, o  presidente da Ação Social Arquidiocesana de Salvador Pe José Carlos Santos Silva escreveu uma reflexão que nos convida a preparar o nosso espirito para esse momento de grande expectativa

Confira a reflexão na íntegra

“Revestido de nossa fragilidade, ele veio a primeira vez para realizar seu eterno plano de amor e abrir-nos o caminho da salvação. Revestido de sua glória, ele virá uma segunda vez para conceder-nos em plenitude os bens prometidos que hoje, vigilantes esperamos”.(Prefácio I do advento).

Aquele que veio na plenitude dos tempos , que está no meio de nós,mas, que ascendeu ao seio da Trindade Santa, sem nos abandonar, no hoje de nossa história é na Fé por todos nós é celebrado na esperança da sua vinda gloriosa no tempo escatológico, na certeza de que o que celebramos no hoje, será definitivamente vivido no banquete do Reino dos céus ,onde , não haverá mais tristezas, injustiças, violências, ideologias opressoras.

Porém , é mister que o que agora celebramos esteja comprometido com a construção, no dia a dia da vivencia da fé, a superação do pecado que provoca desigualdades, exclusões, feminicídios, intolerância religiosa, homofobia, exclusão racial. É no aqui e agora que construímos o Reino definitivo, com políticas públicas de inclusão social, com respeito ao diferente, contemplando , valorizando a riqueza e a beleza da diversidade . Oportunizando que os bens da criação sejam de modo equânime instrumento de superação das desigualdades.

Na vivencia da casa comum , na perspectiva da vivencia da casa definitiva e plena, aquela deve ser cuidada de modo que haja sempre equilíbrio no meio ambiente , e, assim todos os seres viventes na Mãe Terra , dela usufruído, tenham a consciência de que o descaso e a destruição da mesma, tem como conseqüência a destruição da espécie humana.

Advento não é o mirar de uma utopia sonhada,mas um construir de uma esperança que seja se manifestou verdadeira no encontro de Deus com a humanidade na Pessoa de Jesus Cristo.

Pe. José Carlos Santos Silva

Veja Também

Ação Social Arquidiocesana de Salvador realiza Seminário da Fraternidade online

Pastoral da Aids

Início do Advento

Festa Do Cristo Rei

Missa é realizada em homenagem a Irmã Maria de Fátima Nery

Movimento Grito dos Excluídos e Excluídas 2021