Pastoral da Aids

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Nesta data a Pastoral da AIDS desenvolve as ações em parceria com várias instituições que lutam contra a epidemia da aids, para colocar a temática da Aids em evidência e alertar toda Sociedade Baiana, que a luta da contra Aids não acabou. É importante prevenir e ao mesmo tempo compreender e apoiar as pessoas vivendo com HIV\AIDS.

A data é  marcada também por muitas  atividades como: de apelo ao acesso universal do tratamento, por campanhas de conscientização, informações, através de palestras, distribuição de panfletos, cartaz, faixa, nas ruas da cidade e principalmente nas mídias rádio e televisão, para que a população tenha acesso as informações sobre a problemática da epidemia da Aids, a importância do diagnóstico precoce, onde fazer o teste rápido em Salvador e como estão estruturadas as unidades de saúde no Município de Salvador, dar maior visibilidade as ações desenvolvidas  pela Pastoral da Aids na Arquidiocese de Salvador da Bahia.

O dia luta contra a aids serve para reforçar a solidariedade, a compaixão e a compreensão com as pessoas que vivem com HIV\AIDS, como diz o Evangelho de Mateus “Ao ver as multidões, Jesus encheu-se de compaixão por elas, porque estavam cansadas e abatidas, como ovelha sem que não tem pastor” (Mt 9, 35-37). Apesar de todo avanço, as pessoas vivendo com a HIV\AIDS ainda tem muitas dificuldades no acesso ao tratamento e aos   medicamentos.

A Aids ainda é um grande desafio para a sociedade. Por isso, neste 1º de dezembro de ano de 2021, o tema do dia luta contra a AIDS é: Zero Discriminação, Zero Infecções, Zero Mortes é um alerta para a necessidade do engajamento de todos na luta contra a aids, anuncia de forma direta que conhecer a sorologia precocemente e fazer o tratamento de forma adequada é também uma forma de prevenção, pois diminui a transmissibilidade do vírus

 

Maria Helena Ramos Belos – Agente da Pastoral da AIDS, na Arquidiocese de São Salvador da Bahia.

 

Veja Também

Ação Social Arquidiocesana de Salvador realiza Seminário da Fraternidade online

Pastoral da Aids

Início do Advento

Festa Do Cristo Rei

Missa é realizada em homenagem a Irmã Maria de Fátima Nery

Movimento Grito dos Excluídos e Excluídas 2021