Nesta data a Pastoral da AIDS desenvolve as ações em parceria com várias instituições que lutam contra a epidemia da aids, para colocar a temática da Aids em evidência e alertar toda Sociedade Baiana, que a luta da contra Aids não acabou. É importante prevenir e ao mesmo tempo compreender e apoiar as pessoas vivendo com HIV\AIDS.
A data é marcada também por muitas atividades como: de apelo ao acesso universal do tratamento, por campanhas de conscientização, informações, através de palestras, distribuição de panfletos, cartaz, faixa, nas ruas da cidade e principalmente nas mídias rádio e televisão, para que a população tenha acesso as informações sobre a problemática da epidemia da Aids, a importância do diagnóstico precoce, onde fazer o teste rápido em Salvador e como estão estruturadas as unidades de saúde no Município de Salvador, dar maior visibilidade as ações desenvolvidas pela Pastoral da Aids na Arquidiocese de Salvador da Bahia.
O dia luta contra a aids serve para reforçar a solidariedade, a compaixão e a compreensão com as pessoas que vivem com HIV\AIDS, como diz o Evangelho de Mateus “Ao ver as multidões, Jesus encheu-se de compaixão por elas, porque estavam cansadas e abatidas, como ovelha sem que não tem pastor” (Mt 9, 35-37). Apesar de todo avanço, as pessoas vivendo com a HIV\AIDS ainda tem muitas dificuldades no acesso ao tratamento e aos medicamentos.
A Aids ainda é um grande desafio para a sociedade. Por isso, neste 1º de dezembro de ano de 2021, o tema do dia luta contra a AIDS é: Zero Discriminação, Zero Infecções, Zero Mortes é um alerta para a necessidade do engajamento de todos na luta contra a aids, anuncia de forma direta que conhecer a sorologia precocemente e fazer o tratamento de forma adequada é também uma forma de prevenção, pois diminui a transmissibilidade do vírus
Maria Helena Ramos Belos – Agente da Pastoral da AIDS, na Arquidiocese de São Salvador da Bahia.